quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dietas da moda. Funcionam?


Há muitas dietas sendo lançadas a cada semana para suprir a necessidade que as pessoas criaram de ter algo para se basear quando o quesito é alimentação e regimes. Perder peso rápido, ganhar saude a abandonar velhos hábitso são as promessas mais comuns.

DIETA DO MEDITERRÂNEO
Ela tenta introduzir no cardápio os elementos alimentares mais comuns das pessoas do Oriente. São comidas leves e saudáveis, repleta de frutas, verduras, castanhas, peixes, vinho e azeite. Traz benefícios e é capaz até de diminuir os niveis de colesterol ruim e consequentemente a incidência de doenças cardiovasculares.
Os pontos negativos são: os alimentos mais consumidos como peixes, castanhas e azeite tornam a dieta cara. Outro ponto é que o brasileiro tem o costume de ingerir carne vermelha diariamente, ato privado durante a dieta.
DIETA DA PROTEÍNA
Para mim, é a dieta mais absurda de todas as citadas. Ele prevê o consumo exagerado de proteínas, inclusive as repletas de gordura, além do corte de carboidratos e fibras. Sua principal isca é a chance de perda rápida de peso.
Consumir gorduras saturadas não é saudável e prejudica o sistema cardiovascular. A dieta também corta bons carboidratos, o que não é recomendável, pois exclui as vitaminas que deveriam estar presentes nas refeições. A saude intestinal fica afetada, pois as fibras compõe um papel importante na integridade do órgão.
Dieta de South Beach

É dividiva em três fases: a primeira, pausa o consumo de carboidratos para que a pessoa perca a vontade de comer doces e pães. Na segunda fase, você pode comer carboidratos integrais e na terceira fase, é indicada para a vida toda, supoe-se que vc já tenha aprendido a se alimentar. Promete fazer o individuo perder peso de maneira saudável. Tem seu lado positivo, pois estimula o paciente a ter contato com alimentos saudáveis e até ensina receitas para os individuos que ainda não são muito bons com a culinária light.
A parte mais complicada da dieta é conseguir cortar os carboidratos totalmente na primeira semana. O rendimento em algumas atividades geralmente cai e a dor de cabeça pode surgir.
Dieta Ortomolecular
É proposta uma dieta rica em alimentos antioxidantes, são indicadas coisas naturais ao invés das industrializadas e há privação de carne vermelha, massas brancas e açucar. Essa  dieta promete ativar o metabolismo de forma eficiente, melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos.
O lado bom da dieta é que ela é baseada em ingerir vitaminas e minerais, mas, devido a esse fator, a dieta exagera nas quantidades de suplementos polivitamínicos, sobrecarregando o corpo. Além do que a dieta ainda não tem comprovação cientifica sobre a sua eficácia.
Dieta do tipo sanguíneo
A dieta determina o que você deve comer de acordo com o seu tipo sanguíneo, o que já é um pouco suspeito. Utiliza antropologia para explicar os efeitos da comida de acordo com o sangue. Ela prevê que você só é capaz de chegar ao peso ideal comendo o que seu sangue determina.
Se você parar para pensar, não dá para determinar as caracteristicas das pessoas do mesmo grupo sanguíneo, afinal, cada organismo reage à mesma coisa de um jeito.
Dieta dos pontos
A pessoa substitui as calorias por pontos, assim a pessoa pode adicionar ao cardápio coisas de seu costume. a dieta propoe uma distribuição de pontos para determinado grupo alimentar. Ela promete emagrecimento rápido. O fato da pessoa criar seu próprio cardápio faz com que essa dieta seja uma das mais utilizadas atualmente. O lado ruim é que o individuo tende a colocar alimentos baseando-se em coisas que ele gosta de consumir, não se importando com outros valores nutricionais além das calorias.

3 comentários:

  1. manter a saúde é importante!

    seguindo! http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. \o/
    Quanta dieta, rs... não acredito em dieta, mas, numa alimentação saudavel. Seguida claro de exercicios fisicos. Sempre pratiquei esporte e não tenho do que reclamar. Mas a alimentação acho que é 80% da cosia toda.
    Parabens pelo blog!
    critico-estado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não acredito em dietas.. Só em boa alimentação e balanceada. E mantenho minha saúde assim.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir