terça-feira, 30 de agosto de 2011

Adoçante e Câncer

Os adoçantes são alimentos comuns a todas as pessoas. Antes eram usados apenas por diabéticos para fazer o controle de açúcar mas, com a constante exigência da sociedade por um corpo magro, ele se difundiu a toda a população.  Mas, até que ponto vale a pena trocar uma substância engordativa por uma que faz mais mal a saúde?
O ciclamato de sódio, um adoçante muito usado para substituir o açúcar convencional (inclusive nos refrigerantes zero) vem causando muita polêmica depois de provada sua relação com o câncer no trato urinário. Embora no Brasil sua utilização pela indústria seja controlada pela ANVISA, na época em que foi feita a pesquisa para determinar as quantidades que não fossem prejudiciais à saúde, os  hábitos alimentares eram muito diferentes dos hábitos atuais, ou seja, os resultados de exames toxicológicos eram diferentes.  Outros paises tomaram uma providência mais efetiva: proibiram o uso do adoçante.

Quando metabolizado, o ciclamato de sódio acaba gerando uma substância cancerígena. A curto prazo a substância não trouxe riscos, porém a longo prazo ela mostrou-se fortemente ligada ao desenvolvimento da doença e o pior: mesmo em quantidades pequenas.
A solução é substituir o açúcar por uma opção mais saudável como o mel. Se, de qualquer maneira ainda não estiver contente com a solução, prefira os adoçantes com Stevia, que é uma substância natural e que, até agora, se mostrou segura para a alimentação.

Um comentário:

  1. Ainda bem que não uso adoçante.. Sem chance.. Adorei saber mais sobre o assunto.

    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir