terça-feira, 6 de setembro de 2011

Gordura Ruim, você consome?

Ela está em praticamente todas as refeições. Escondida entre as batatas fritas, dando formato à picanha, melhorando a aparência os refogados, deixando as bolachas com um sabor único e entre os recheios diversos da sua pizza preferida. Ela é responsável pela crocância, sabor e textura de muitos alimentos. Mas, a gordura pode ser boa em muitas atividades, menos em te fazer bem.
A quatidade diária de ingestão do nutriente deve ser de 55 gramas, mas muitos passam desse limite contando com a ajuda da desinformação e de produtos industrializados.
O ‘fast food’ vem colecionando muitos adeptos devido a sua praticidade e sabor agradável. Mas ele também é um contribuinte importante para o desenvolvimento de doenças crônicas e obesidade.
Um exemplo absurdo é o do lanche Big Tasty do McDonads. Campeão em quantidades imensas de nutrientes ruins, ele abriga 100% da quantidade de gordura recomendada diáriamente. Sem contar o sódio (1511 gramas equivalentes a 63% da recomendação diária), as  104 gramas de colesterol (35%) e as calorias avantajadas:  843. Se você resolver comer uma batata frita média então,  some mais 16% de gordura,  22,9% de sódio e 310 calorias a sua refeição.  E essas gorduras não fornecem nenhum benefício, somente problemas.





Com o tempo, elas formam placas que se depositam e entopem as artérias e causam infartos e outros acidentes. Pode-se observam como é crescente a incidência desse tipo de problema: quem nunca soube do caso de uma pessoa que sofreu com esses acidentes? Além do mais, causam obesidade e problemas no cérebro.
Você não precisa deixar de comer para sempre alguns alimentos, basta controlá-los e estar consciente de tudo que ele traz ao seu corpo. Ir ao McDonalds  uma vez a cada dois meses não lhe trará grandes problemas, mas não se esqueça de controlar.
Diferença entre gordura saturada, insaturada e trans
A gordura saturada tem origem animal e é encontrada em carnes, creme de leite, manteiga, etc.  A gordura insaturada tem origem vegetal e está em azeites, salmão, óleo de canola, etc. Já a polêmica gordura trans se refere à um componente gerado em industrias por meio de hidrogenação. Ela diminui o colesterol bom e aumenta o ruim. Tem gordura trans em batatas fritas, salgadinhos, biscoitos e alimentos industrializados em geral.


( Se quiser saber indices nutricionais de outros produtos do McDonalds consulte: http://pt.scribd.com/doc/2335456/TabelaNutricional-McDonalds )

Um comentário: